Por: Wikipedia
Omayra (13 anos) presa e submersa por três dias entre lama e escombros |
Omayra Sánchez Garzón (28 de agosto de 1972 a 16 de novembro de 1985) foi uma menina colombiana que morreu em Armero (Tolima), numa terrível tragédia causada pela erupção do vulcão Nevado del Ruiz, em 1985, quando ela tinha apenas 13 anos de idade.
Restos vulcânicos, deslizamentos de terra, desabamentos, e muitos detritos, que desceram para os vales e rios, montanha abaixo e misturados com gelo, formaram pequenos lagos cheios de lama, matando cerca de 25.000 pessoas e destruindo Armero e 13 outras aldeias.
Depois de ter sua casa demolida pela lama, Omayra Sánchez ficou presa sob os escombros de sua casa, ela ficou presa e submersa na água gelada por três dias! Sua agonia e luta pela vida foi documentada e chamou a atenção por sua grande calma em meio àquela tragédia. Sua coragem e dignidade tocou jornalistas e trabalhadores humanitários, que empenharam um grande esforço para consolá-la.
Depois de 60 horas (Três dias) de luta, Omayra Sánchez morreu; Provavelmente por causa de uma gangrena ou hipotermia. Sua morte destacou a falha dos funcionários para responder prontamente à ameaça do vulcão, em contraste com os esforços das equipes de resgate e voluntários para alcançar e tratar vítimas presas, apesar da escassez de suprimentos e equipamentos.
Omayra Sánchez tornou-se internacionalmente conhecida através de sua fotografia de feita pelo fotojornalista Frank Fournier, pouco antes de morrer. Quando foi publicada em todo o mundo, gerou grande controvérsia, e mais tarde recebeu o prêmio do World Press Photo of the Year de 1985.
Omayra Sánchez tornou-se uma figura duradoura na cultura popular colombiana, lembrada através da música, literatura e artigos comemorativos.
A luta e a trágica morte de Omayra (13 anos) filmada do começo ao fim.
Túmulo de Omayra é tido como lugar santo e milagroso:
Leia mais aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Lahar
Olá! Seja bem vindo(a) ao Mix Gospel News.
Qual a sua opinião sobre o assunto postado aqui?