Por: Anthony Barrata, Aleteia
Quando deixei o seminário evangélico para me tornar católico, em 2012, eu não conhecia nenhum católico, e muito menos os jovens católicos. Agora, um ano e meio depois, já encontrei milhares de apaixonados da Geração Y, que estão ajudando a liderar o caminho da nova evangelização.
A seguir, algumas dicas para aproximar esta geração das paróquias, especialmente nesta época de Natal:
1. Pregue o Evangelho: que os nossos irmãos sacerdotes nos falem sobre a bondade de Deus e seu filho, Jesus Cristo. Falem-nos sobre o inferno, sobre a ameaça de condenação que existe quando nos afastamos da graça do Senhor crucificado e ressuscitado, e sobre a bênção dos sacramentos, nos quais Deus opera sua graça e nos leva para o céu.
2. Ensine as duras verdades: por favor, não se envergonhe dos nossos ensinamentos sobre questões controversas. Não somos a Igreja apostólica? De que outra forma o povo vai aprender nossos ensinamentos se nós não lhes ensinamos? Não, as religiões não são todas iguais; sim, a Igreja ainda é contra a contracepção; sim, as festas de preceito são obrigatórias.
Mas, como o Papa Francisco nos recorda, estes ensinamentos devem ser apresentados dentro do contexto do Evangelho – não como um conjunto incoerente de doutrinas, mas dentro do contexto da proclamação apaixonada de que nosso Rei ressuscitou e sua Igreja tem uma missão.
3. Sirva com alegria: por que o Papa Francisco atraiu a atenção do mundo inteiro? Porque ele é um servo alegre. Percebemos que ele realmente gosta de tomar café da manhã com os sem-teto e orar com os doentes e pessoas com deficiência. Ao invés de criticar os que vão à Missa só no Natal e na Páscoa, transmita a alegria do Evangelho a eles.
4. Viva o Evangelho: você já leu a “Evangelii Gaudium”? Ouviu o Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude? Sim, queremos que as pessoas se tornem católicas, queremos que todos possam experimentar a plenitude de Cristo e da sua Igreja. Então evangelizemos o mundo de forma autêntica, apoiados em vidas cheias de obras de misericórdia e determinação na preocupação com os mais necessitados.
5. Apresente desafios: como incentivar os homens e mulheres jovens a se tornarem padres e freiras? Diga-lhes a verdade! Diga-lhes que esta será a mais difícil, mas também a mais alegre experiência da sua vida; mostre que Deus os convidou a carregar uma cruz e viver para a salvação das almas.
Oriente os casais a viver sua vocação ao matrimônio e dar testemunho a milhares de pessoas. Motive os missionários a levar o Evangelho até os confins da terra, arriscando suas vidas para compartilhar verdades e ajudar este mundo ferido. Diga-lhes que vale a pena viver e morrer por Cristo.
Este é um momento incrível para a Igreja Católica. Vamos aproveitá-lo para motivar a Geração Y em nossas paróquias, formando uma geração de missionários em um mundo que anseia pela sua presença.
Leia mais aqui: http://www.aleteia.org
Olá! Seja bem vindo(a) ao Mix Gospel News.
Qual a sua opinião sobre o assunto postado aqui?