Desaparecimento gradual do Mar Morto é 'corrigido'

Marcos Oliveira
0
Desaparecimento gradual do Mar Morto é 'corrigido'

Solução é considerada polêmica por envolver divergências ambientais (um sistema de canos que levará água do Mar Vermelho para o Mar Morto).

Por: BBC BRASIL.com

O uso excessivo da água do Mar Morto, na volátil região entre Israel, Jordânia e territórios palestinos, fez com que ele perdesse 35% de sua extensão nos últimos 60 anos.

E o caminho para evitar o desaparecimento desse recurso natural único envolve divergências ambientais, a ponto de críticos dizerem que a medida pode levar à destruição do mar - que é tecnicamente um lago.

Segundo a especialista em recursos hídricos Sarit Caspi Oron, da ONG Adam Teva V'din, as razões principais do encolhimento do Mar Morto são o desvio das águas do rio Jordão e a ação das indústrias químicas - israelenses e jordanianas, que extraem grandes quantidades de água para explorar os minerais que lá se encontram.

"O desvio das águas do rio Jordão prejudica gravemente o abastecimento para o Mar Morto. A exploração descontrolada pelas indústrias químicas, para extrair principalmente potássio, levam a uma redução de 1,5 metro por ano no nível do Mar Morto", disse Oron à BBC Brasil.

Do lado israelense, a indústria que explora as águas do Mar Morto é a Israel Chemicals e, do lado jordaniano, a Arab Potash.

Mas a Jordânia já acusou Israel de usar em excesso as águas do rio Jordão e alega que outro vizinho, a Síria, viola os termos de um acordo de 1987 sobre o uso do rio Yarmouk, afluente do Jordão.

A Autoridade Palestina não tem controle algum sobre a exploração do Mar Morto e nem sobre a utilização das águas do rio Jordão, já que seus territórios se encontram sob ocupação militar israelense desde a guerra de 1967.

Do Vermelho ao Morto

Em dezembro de 2013, Israel, a Jordânia e a Autoridade Palestina assinaram um acordo com o apoio do Banco Mundial, para construir um sistema de canos que levará água do Mar Vermelho para o Mar Morto.

Segundo o ministro israelense Silvan Shalom, responsável pela pasta da Cooperação Regional, "o projeto será implementado devagar por causa de problemas ecológicos".

Cientistas advertem para o risco de que a transposição de águas do Mar Vermelho abale o ecossistema do Mar Morto, cuja composição química é completamente diferente daquela de mares abertos.

Localizado a 427 metros abaixo do nível do mar, o ponto mais baixo do planeta, o Mar Morto possui uma concentração especialmente alta de potássio, cálcio e magnésio, além de um grau de salinidade dez vezes maior do que os oceanos.

Leia mais aqui: http://noticias.terra.com.br

#marmorto #mar #desaparecimento #cientistas #transposição #marvermelho #ecossistema #MixGospelNews

Postar um comentário

0 Comentários

Olá! Seja bem vindo(a) ao Mix Gospel News.
Qual a sua opinião sobre o assunto postado aqui?

Postar um comentário (0)
Início