McJesus, de Jani Leinonen - Retirado do Museu Haifa em Israel após violentos protestos da comunidade cristã

Marcos Oliveira
0

 

McJesus, de Jani Leinonen - Retirado do Museu Haifa em Israel após violentos protestos da comunidade cristã

McJesus, de Jani Leinonen - Retirado do Museu Haifa em Israel após violentos protestos da comunidade cristã

O escultor Jani Leinonen exigiu que a exposição seja interrompida


Museu de Israel recolhe escultura do mascote do McDonald´s (Ronald) crucificado como Jesus Cristo depois de violentos protestos que uniram brevemente a minoria cristã do país, a populista ministra da Cultura e o artista pró-palestinos (Jani Leinonen) autor da obra.

A escultura em tamanho real do palhaço Ronald McDonald crucificado, da autoria do escultor finlandês Jani Leinonen, fazia parte de uma exposição cujo tema era baseado no consumismo e na religião. Outras peças traziam ainda as figuras de Jesus e da Virgem Maria caracterizadas como os bonecos Ken e Barbie.

Após várias reuniões com representantes da comunidade cristã, o museu decidiu instalar na entrada da exposição painéis que indicavam que o conteúdo da exposição poderia ofender (disse o porta-voz do museu). Mas os responsáveis pela comunidade cristã recorreram à Justiça para conseguir a retirada das duas obras.

Os protestos se tornaram extremamente violentos! A polícia prendeu um homem suspeito de agressão e procura outras duas pessoas acusadas de jogaram bombas incendiárias contra o Museu de Arte de Haifa.




Durante os protestos, houve o registo de três polícias feridos, enquanto dezenas de manifestantes tentavam entrar à força no museu.

Nicola Abdo, um dos manifestantes, disse que era contra "essa escultura vergonhosa" e que "como cristão, fico profundamente ofendido com essa representação dos nossos símbolos".

A ministra da Cultura israelita, Miri Regev, também censurou a obra, considerando-a "pró-Palestina" e criticando a falta de sensibilidade religiosa para com os árabes cristãos, que representam cerca de 2% da população do país (de maioria judaica).

Também o autor da obra, o finlandês Jani Leinonen, se mostrou a favor da retirada da escultura e um membro da igreja de Haifa considera que a decisão tomada mostra que "o vencedor é o povo" e que "a remoção desta escultura é uma reflexão do nosso desejo de coexistir na cidade".

O McJesus enfim foi retirado e devolvido à Finlândia, para o museu detentor da obra que a tinha emprestado ao Museu de Arte de Haifa desde o final do ano de 2018.


ASSISTA TAMBÉM

Escultura de 'McJesus' de Ronald McDonald na Cruz indigna a comunidade cristã árabe de Israel | TEMPO

#jesus #mcjesus #mcdonald #exposição #polêmica #protestos #museu #MixGospelNews

#UI20210918012

Postar um comentário

0 Comentários

Olá! Seja bem vindo(a) ao Mix Gospel News.
Qual a sua opinião sobre o assunto postado aqui?

Postar um comentário (0)
Início
f