Duas Travessias! Uma no começo da jornada, da caminhada e outra no final dessa caminhada. A primeira Travessia: Saindo do Egito. E a outra Travessia: Entrando na Terra Prometida.
Uma Travessia fugindo dos seus inimigos e a outra Travessia indo ao encontro dos seus inimigos!
Quando eles saem do Egito, eles estão fugindo do Faraó e todo o seu exército! Mas, agora quando eles vão entrar na Terra Prometida, atravessando o rio Jordão, eles estão indo em direção ao seu inimigo! (Aquele povo feroz! Um povo que era tão mal! Que ofereciam os seus filhos ao Deus daquela Terra).
Enquanto estivermos aqui (neste mundo), seremos alcançados por Batalhas! Porque elas são constantes.
Eles saem do Egito, agora vão entrar em Jericó... Todas elas marcadas por Travessias! Mas todas elas com a presença de Deus! Um Deus atuando, fazendo milagres. Um Deus que, não apenas derrama as Dez pragas sobre o Egito, mas faz com que as carruagens de faraó se atolem no meio do mar vermelho!
É um Deus que, mantem a sua coluna de fogo e a sua nuvem, enquanto eles estavam saindo do Egito. Sim! No início da caminhada, já existia ali, a coluna de fogo à noite e a nuvem durante o dia. Nós já encontramos essa coluna no primeiro dia de caminhada! Mostrando-nos que Deus estaria com eles.
Mas, quando eles se encontravam em Jericó, não havia mais a coluna de fogo e nem a nuvem, porque elas já não eram mais necessárias! Porque Deus sabe o que nos dá, no tempo oportuno. ELE sabe qual é a nossa necessidade para cada circunstancia.
Mas, algo é certo: ELE SEMPRE ESTARÁ CONOSCO! Ele é o Deus que não perde o controle; Mesmo no meio do caos que estamos vivendo.
Esses dias eu estava escutando uma amiga, uma amiga de muitos anos! O irmão dela (Pastor), acabou falecendo por conta do Covid19 (Ele ficara muito tempo na UTI!). E o dia em que eu conversei com ela, até mesmo pra trazer uma palavra de consolo, ela disse assim: Amiga! Deus é bom o tempo todo.
Eu pensei: Como que Deus é bom o tempo todo? O único irmão dela! Havia uma amizade entre irmãos que, era a coisa mais linda de se ver! E ela me fala (quando o irmão ainda tão novo morre), que Deus é bom o tempo todo?
Ela explica: Sim. Deus é bom o tempo todo! ELE já sabia que o meu irmão faleceria. E ele faleceu no dia do aniversário da minha cunhada (esposa dele)!
Eu pensei: Como assim? Presente de aniversário assim... O marido morre no dia do aniversário da esposa. Eu preciso entender melhor essa história!
Ela responde: Sim. Faleceu no dia do aniversário da minha cunhada! Ele já estava mal e os médicos dizendo assim: De hoje ele não passa, de hoje ele não passa, somente um milagre! Não temos mais o que fazer, falência dos órgãos, o que é que a gente vai fazer...
E ela falou assim, Deus foi segurando a vida do meu irmão, dia após dia! E ele falece no dia do aniversário da minha cunhada, porque era o dia. Ela só poderia receber a pensão dela completa, se ela completasse 57 anos.
Sabe o que eu estou dizendo pra você? É que, existe um Deus que cuida de nós, mesmo em meio a uma circunstância em que vivemos, onde o pecado excedeu na sua maldade! Nós temos um Deus que nos faz enxergar bênçãos! Mesmo no meio de tanta provação.
Eu não estou dizendo que a benção de Deus estava no recebimento da Pensão Integral daquela mulher! Eu estou dizendo de um olhar que precisamos treinar, para enxergar aquilo que Deus quer que enxerguemos.
Por exemplo: Eu gosto muito de dizer, que a primeira vez que você colocou um óculos, você já pegou o óculos (mesmo sendo muito pequenino, muito criança), você já o levou ao rosto. Não foi isso? Mesmo que você ainda tivesse que desenvolver maior destreza para levá-lo adequadamente ao rosto, você já sabia o que fazer. Não é assim?
Por que é que a agente tem essa capacidade? Porque nós temos neurônios espelhos que são capazes de, à partir da observação, imitar o comportamento do outro (no cérebro), armazenar essa informação, para quando necessário aplicá-la, nós possamos fazer de uma forma mais eficiente, acelerando assim o processo de aprendizagem. Principalmente a aprendizagem motora.
A visão é extremamente importante (é claro...), para que esse sistema funcione! Os neurônios espelhos, dependem de como nós enxergamos as coisas.
Mas, o que nós estamos enxergando? Eu não sei em que ponto dessa jornada (ou dessa travessia) você está! Eu não sei se você se encontra no início da jornada ou já vem deslumbrando a sua chegada, a sua entrada na terra prometida; Mas, uma coisa é certa: A VIDA É FEITA DE BATALHAS CONSTANTES! As batalhas podem acontecer antes ou depois do cumprimento da promessa.
Quando eles estavam no Egito, quando eles saiam daquela terra, estavam no início de uma jornada baseada na promessa. Mas, quando eles estavam diante dos muros da cidade de Jericó (que precisavam ser derrubadas), eles estavam já entrando pro descanso prometido (naquela terra que mana leite e mel)! Mas, eles ainda precisavam entender que, as batalhas continuariam.
Nós já passamos pela grande crise da Pandemia, mas ainda existem batalhas que enfrentaremos nas nossas vidas.
E aproximando Faraó, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram ao Senhor.
E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito?
Não é esta a palavra que te falamos no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto.
Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver.
O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis. - Êxodo 14:10-14
O povo estava com medo! (É certo que estava com medo!); Eles tinham razão para estar com medo.
O medo faz parte das experiências humanas, desde que o pecado entrou no mundo! Mas, existe um Deus que utiliza-se do medo (sim), do medo natural para preservar-nos.
Existe uma diferença entre medo natural, medo necessário e medo patológico: Medo natural - Faz parte das emoções básicas que podem ser classificadas em 4; Alguns autores dizem que são 5, mas eu gosto da classificação de
Antônio Rosa Damásio que trabalha com emoções e sentimentos, e ele fala que nós temos 4 emoções básicas, sendo elas: Medo, Raiva, Tristeza e Alegria. E é à partir das emoções básicas que montamos o nosso repertório para as experiências da vida.
Então, quando o medo que a criança sente ao ver... Vamos dizer nós adultos tá?
Por que é que a gente tem medo de altura? Porque ele é necessário para que nós não falemos assim: "Que legal! Vou ver como é a experiência de sair daqui do terceiro andar ou do décimo andar saltando pela janela".
O medo nos impede de fazer isso. O medo nos impede de pagar uma cobra! O medo natural é necessário para que nós tenhamos a nossa vida preservada. A função básica do medo é: Preservação da vida. Ele é super necessário!
A alegria é a emoção da expansão, do querer repetir, das emoções sociais.
A raiva, um dia eu quero pregar só sobre raiva, "não que isso nos alcance, que nos atinja (risos)". Mas, a raiva é necessária, porque ela nos faz tomar posicionamentos diante dos nossos relacionamentos.
Já a tristeza, quantas vezes nós rejeitamos a tristeza? Mas, ela tem uma função biológica, neurológica e relacional, importantíssima! A tristeza, ela é importante para a Reflexão, para que eu analise se é necessário um redirecionamento na minha vida. A tristeza, que pode se desdobrar em Angústia, nos diz que alguma coisa não vai bem e que é preciso parar, pensar, para que provavelmente, eu mude a minha rota.
O grande problema, quando nós olhamos para as emoções, é quando elas saem do campo do Natural, do Necessário e passam a ser Patológicas! Por exemplo: A tristeza profunda, pode se transformar em depressão; O medo não controlado, pode se transformar em ansiedade; A alegria sem controle, pode virar mania (que é um distúrbio mental), é uma euforia sem fim. A raiva, pode nos transformar em pessoas antipáticas, não, não é essa a definição não (risos), a raiva pode nos transformar em pessoas sem nenhum controle emocional; Validação emocional, empatia, tudo isso nós podemos perder...
Agora, quando nós olhamos para o medo! O medo quando ele é Patológico, e isso é tão interessante! Porque o Medo Patológico quando se instala em nós, ele permite que, por exemplo: Algumas estruturas de single posterior e outras, tomem o controle das nossas decisões! Impedindo por exemplo, que: O córtex frontal exerça uma das suas principais funções que é a tomada de decisão.
A
amígdala também é uma dessas estruturas fortemente envolvidas com o medo. E quando nós olhamos para o que nós entendemos hoje como medo, percebemos que mais de 90% de todos os nossos medos, são medos aprendidos! Não são medos naturais... E aí a gente fala assim: Como é que a gente resolve então um medo (claro que, cada um na sua intensidade, profundidade, alguns até com traumas envolvidos), como que a gente começa a entender e resolver um medo?
Vamos pensar na conexão entre a Amigdala e o Córtex frontal, porque a amígdala é uma estrutura envolvida com respostas emocionais exuberantes diante de situações que provoquem muito medo.
Você tentar atuar sobre o medo, no aspecto de dizer assim: Bobagem! Não estou com medo não! Imagina... isso nem é tão intenso assim! Oh, vou ignorar e vou! - A gente simplesmente não consegue atuar sobre a Amigdala. Não é dizendo: "isso não está me afetando", que nós vamos resolver a questão do medo; O que nós precisamos é fortalecer o Córtex frontal nessa via de contato entre essas duas estruturas (Amigdala e Córtex frontal).
E uma das maneiras que usamos para fortalecer o Córtex frontal é: Reavaliar a situação. E nós podemos melhorar isso, usando outros sentidos! Porque o medo vem, se instala e você fica perdido com os seus pensamentos...
Uma das estratégias, que não é milagrosa, mas começa ajudar muito nesse processo é: Falar sobre a situação! É falar mesmo. Porque quanto mais sentidos utilizarmos para um aprendizado ou mudança de circunstância, melhor é para o cérebro atuar. "Olha, eu de fato estou com medo de tal circunstância."
Então, a situação é difícil mas, quantos aviões já caíram? (pergunto pra quem tem medo de andar de avião).
Qual é o sistema de transporte mais seguro?
Quando você começa a utilizar frases que não precisam ser só positivas, podem ser até assim: "Eu tenho medo por conta disso ou daquilo. Mas, quando você começa a falar sobre, isso ajuda você a controlar o medo.
Mas, nós encontramos aqui, um povo que está com medo. Mesmo depois de terem visto os milagres de Deus no Egito. Nós encontramos um povo murmurando! Mesmo depois de Deus ter mostrado pra eles que, existia uma coluna de fogo à noite enquanto o mar se abria.
Deus estava atuando! Deus estava abrindo o mar vermelho! Deus já estava dizendo assim: Fui EU quem os tirou do Egito de forma miraculosa! Na data que eu havia dito que o faria. (Yauh já avia dito que aquela escravidão duraria 400 anos).
Ali então, esse povo está murmurando! E Moisés diz assim: Não tenham medo!
Por que é que a palavra Medo aparece tanto na bíblia! Porque é o mal do século. O Medo é o mal do século! Nós temos medo de tudo. Nossa... que medo de não chegar à tempo! Que medo de não ter dinheiro! Que medo da doença, que medo...
Nas pesquisas que eu faço sobre: Qual e o problema que mais te incomoda hoje? Ou o que você quer resolver? Se eu fosse gravar hoje, qual a temática que você gostaria que eu gravasse?
Sabe qual a temática que mais aparece em minhas pesquisas? O Medo!
A última pesquisa que eu fiz, foi com mais de 100Mil pessoas. Qual foi a maior necessidade que apareceu? Estratégias para vencer o medo.
E aí... Moisés diz em nome de Deus: Não tenham medo! Fiquem firmes e observem o Eterno realizar hoje sua obra de salvação à favor de vocês. Olhem bem para os Egípcios hoje! Porque vocês não vão tornar a vê-los. O Eterno guerreará por vocês! Deus é quem vai guerrear! E quanto a vocês: CALEM A BOCA!
A gente anda falando demais!
Deus está movimentando as águas, coluna de fogo e nuvem estavam presentes! Ali estavam, coluna de fogo e a nuvem . A nuvem era só para o dia, a coluna de fogo era só para a noite! Mas, naquele momento estava toda a provisão de Deus presente.
E o povo estava? Murmurando!
E Deus fala assim olha: CALA A BOCA! A minha parte é guerrear e a sua é só ficar de boca calada. Isso faz sentido pra você em alguns momentos da sua vida?
Oh.. meu Deus! Eu já pedi tanto. Essa circunstância da minha vida! Oh Senhor, eu achei que era esse ano que eu iria mudar a condição financeira da minha família! Oh.. meu Pai eu achei que meu filho... Oh Senhor!
EU VOU GUERREAR POR VOCÊS! Quanto a vocês, calem a boca. Parem de murmurar!
Eu tenho feito um pedido a Deus: Senhor, que eu pare de murmurar!
Porque a gente vicia na murmuração. Vicia ou não vicia?
Nossa... o voou podia sair mais cedo né? Porque assim daria tempo de tomar banho, lavar o cabelo, fazer uma escova bem bonita, para ir ao evento! Murmuração de mulher é murmuração de mulher, os homens não entenderam isso (risos). Homem, do jeito que chega no aeroporto, já vai para o compromisso, não é?...
Senhor... bem que podia, tal coisa acontecer né? Puxa vida... Olha, se eu tivesse!
Pare de murmurar! Porque a murmuração nos impede de enxergar as maravilhas que Deus tem feito por nós; A murmuração nos impede de sentir, a presença de Deus! Levando-nos à condição de abandonados. Porque nós é que nos sentimos abandonados...
O que é que a gente vai fazer agora? Todo mundo em volta da gente, o exército chegando, Deus ali se manifestando! Mas, eles não conseguiam enxergar a manifestação de Deus.
E aí... quando nós olhamos, quando eles atravessam (já no final da história), quando eles estão já diante dos muros, prontos para enfrentarem Jericó, Deus fala para eles darem uma volta ao redor do muro, uma vez por dia, durante seis dias, em silêncio. Olha aí o cala a boca de novo!
Em silêncio, uma vez por dia, durante seis dias, em absoluto silêncio! No sétimo dia, sete voltas, seis voltas em silêncio, sendo a sétima volta na maior gritaria!
Aqueles muros de Jericó caíram e a arqueologia diz que, foram duas porções do muro que caíram em lugares diferentes; E não foi de fora para dentro! O muro caiu de dentro para fora. Esta é uma prova inequívoca da atuação divina... Não caiu como era o óbvio! Porque os estudos, até indicam alguns que talvez a ressonância das trombetas tenham entrado na mesma frequência do muro, fazendo ele cair. Porque é assim que o cantor de ópera quebra a taça. Entrando na mesma frequência e aí quebra...
Mas, o que a bíblia nos diz, é que sim, Deus pode ter ali alinhado as trombetas e todo mundo gritando afinado como num grande coral, gritando do jeito que Deus queria, mas é Deus quem faz o milagre! E sabe porque esse milagre acontece? Porque Deus é o Deus que luta por nós, como ELE havia prometido no início da caminhada! Mas, ELE é também o Deus que honra a nossa obediência.
Seis voltas, uma por dia, no último dia sete voltas
Me permitam dizer que, nós estamos vivendo em tempos de relativização da obediência; O que importa é o coração! Estamos vivendo esse tempo ou não estamos?
Eu escutei a pouco tempo, um teólogo dizendo que a bíblia deveria ser reescrita! Sim... eu escutei um teólogo dizendo isso. Pra dar uma atualizadinha sobre algumas questões sociais que já deveríamos estar aceitando melhor...
Estrita Obediência é indispensável para aqueles que querem fazer as Travessias da vida!
É na obediência, que existe o contemplar do milagre de Deus! Porque o milagre estava acontecendo lá na primeira Travessia do mar vermelho; Mas, o povo não estava estritamente 100% obediente! E é por isso que não conseguia contemplar o milagre de Deus! Tanto que, assim que acabaram de atravessar, começaram a murmurar de novo.
Ah... dizem que a murmuração começou, provavelmente por aqueles egípcios que saíram juntamente com os Israelitas. Alguns dos egípcios estavam saindo porquê de fato se converteram e encontraram no Deus dos Israelitas, aquele que podia atuar de forma sobrenatural, muito além do que os deuses egípcios seriam capazes. Outros saíram porque pensavam assim: Eu não quero mais pragas na minha vida nada! Eu vou com esse povo. Outros, talvez tenham ido porque pensavam: O quê... esse povo está levando todas as riquezas do Egito, é pra lá que eu vou. Algumas pessoas não sabiam nem porque estavam indo, viram o povo correr e foram juntos... Dizem que que provavelmente a murmuração começou entre esses Egípcios que estavam com eles.
Com quem você tem andado? Com quem você tem partilhado as suas dores? São pessoas que vão te ajudar a enxergar o milagre? ou vão aumentar a sua murmuração? Quem influencia quem?
Porque afinal de contas, quem tinha a promessa era o povo de Israel! Deus já havia anunciado a séculos que enviaria um libertador! A ponto de o próprio José (aquele que levou toda a sua família para o Egito) dizer assim: Chegará o tempo em que vocês sairão daqui para voltar para a terra dos nossos pais e quero que levem os meus ossos junto; Porque eu quero ser ali enterrado!
Aqueles que andam conosco, podem fazer com que nós aumentemos a nossa murmuração ou a diminuamos.
Nessa caminhada, em todas as nossas travessias, estarão presentes alguns elementos. Estarão presentes: Batalhas, Medo, Presença de Deus. Mas, a diferença sempre vai estar no nosso olhar.
E eu tenho pensado muito sobre: O olhar de esperança (tema da semana de evangelismo da divisão sul americana que aconteceu em 26/julho/2021).
Porque o que nós vimos das pessoas durante essa Pandemia, foi só o olhar! Estávamos todos de máscara, e só podíamos contemplar o olhar! E de verdade, é como nós olhamos para a vida, que vai fazer com que nós tenhamos uma vida diferente. Durante todo o período da Pandemia que enfrentamos, (tempo que nos deixou mais vulneráveis), foi a maneira como nós olhamos para todas as circunstâncias que nos deixaram continuar em pé!
E eu gosto muito de pensar no olhar! É somente quando a mãe olha para o seu bebê, assim que ele nasce, que acontece a maior produção de
adrenalina por exemplo e
noradrelina que são neurotransmissores essenciais para nós seres humanos e que é produzida principalmente pelo
locus ceruleus; Ele de fato, é ativado do jeito que ele tem que ser ativado, depois que os olhares se cruzam!
É tanto que, em experimentos de laboratório, quando nós separamos dos camundongos os ratinhos que nascem (e são tão lindos, fofos e rosadinhos!), e aí quando a gente separa os filhotes (e existem estudos muito interessantes nessa linha), ficamos observando para ver quando a ratinha dar a luz ou vai parir os camundongos (de 15 a 20 camundongos), nós imediatamente separamos os filhotes das mamães (antes que elas possam olhar para eles). Com isso, chegamos à conclusão de que o
locus ceruleus ele é naturalmente ativado, começa a funcionar o jeito que ele tem que funcionar, apenas quando a mamãe olha para o filhote! Se ela não olhar par ao filhote, o
locus ceruleus não vai ser ativado do jeito que deveria ser ativado. E aí o filhote pode ter experiências de medo e prejuízos no seu desenvolvimento global, pela ausência do primeiro contato com a mãe durante o seu nascimento.
O olhar é essencial!
O olhar nos diz se alguém está ao nosso favor ou contra nós. Os homens não entendem isso, porque as vezes a gente dentro de casa (a gente não, alguém em terras distantes), e aí em terra distante isso acontece, a ira silenciosa! Você nem fala com o outro, você só respira e o outro pergunta: O que é que ouve? Nada não! Mas, o nosso olhar diz muita coisa...
E quando nós vamos para a bíblia (
no livro de Lucas 2:25), e eu acho tão linda essa passagem bíblica! Jesus está no templo, com apenas 8 dias de nascido, seus pais estão ali para apresentá-lo e Simeão pega Jesus nos braços e diz: com meus olhos vi a tua manifestação!
Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele.
E fora-lhe revelado, pelo Espírito Santo, que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor.
E pelo Espírito foi ao templo e, quando os pais trouxeram o menino Jesus, para com ele procederem segundo o uso da lei,
Ele, então, o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse:
Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, Segundo a tua palavra;
Pois já os meus olhos viram a tua salvação, Lucas 2:25-30
Simeão queria ver o messias nascer! Ele fala assim: Senhor, eu preciso ver a salvação nascer! E o espírito de Deus promete para ele que ele não faleceria, enquanto não visse o messias. E ele é guiado pelo Espírito para que fosse ao templo exatamente naquele dia e então ele reconhece o Messias!
Simeão só reconhece o Messias (com apenas 8 dias de nascido), que foi trazido por um casal muito pobre, que só tinha nas mãos uma pomba como sacrifício, porque ele estava com o seu olhar, procurando o Messias!
"Eu já posso descansar, porque os meus olhos viram o redentor do Mundo!" - Disse Simeão.
E sabe qual a visão que ele teve a respeito do Messias? Nós podemos ver isso a partir do versículo 33:
E José, e sua mãe, se maravilharam das coisas que dele se diziam.
E Simeão os abençoou, e disse a Maria, sua mãe: Eis que este é posto para queda e elevação de muitos em Israel, e para sinal que é contraditado (E uma espada traspassará também a tua própria alma); para que se manifestem os pensamentos de muitos corações. - Lucas 2:33-35 (44:52 / 1:02:51)
Olá! Seja bem vindo(a) ao Mix Gospel News.
Qual a sua opinião sobre o assunto postado aqui?