dezembro 04, 2021
0
Esse momento da minha vida é mais uma gota, num rio que vai se tornando cada vez mais caudaloso e que vai gerar um novo rio lá na frente! Por quê há muita inquietação, há muita indignação, há muito inconformismo, há muito questionamento e há muita gente interessada sim, em repensar, em refletir, em reafirmar liberdades; Há muita gente interessada sim, em atualizar o entendimento das escrituras, atualizar o entendimento do evangelho. Mas, num mundo de exclusão, quem é contra a exclusão é excluído!
Fonte: Ed Rene Kivitz
Em 25 de Outubro de 2020, eu (Ed Rene Kivitz) preguei um sermão intitulado: "Cartas vivas contra letras mortas"; Foi nesse púlpito, foi nesse lugar! Esse púlpito que eu ocupo dominicalmente a mais de 30 anos!
Desse lugar, eu preguei essa mensagem "Cartas vivas contra letras mortas" que foi o último sermão de uma série intitulada: "Cartas para um novo mundo". E foi nesse sermão ("Cartas vivas contra letras mortas") que eu pronunciei os 8 minutos mais polêmicos, da minha história de pregador! Nesses 8 minutos, eu fiz as declarações: "A bíblia precisa ser atualizada" e "A bíblia é um livro insuficiente".
Duas palavras: Atualizar e Insuficiente; 8 minutos, num sermão de 50 minutos, numa série de 13 sermões e numa história de mais de 30 anos!
E foram exatamente esses 8 minutos, que deram origem a um processo disciplinar que culminou nessa última semana com o meu desligamento da ordem dos Pastores Batistas do Brasil. Aliás, você já deve saber, porque foi amplamente divulgado esse fato nas redes sociais, nas mídias sociais e eu estou gravando esse vídeo agora, porque me chegou ontem (03/12/2020) à noite a comunicação oficial; Às 23:00h eu recebi os documentos e portanto, eu posso agora me pronunciar para vocês.
A minha primeira palavra é de Gratidão. Gratidão pelo tempo em que eu fui acolhido como membro da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil.
Eu fui resgatar a minha primeira carteirinha; ela tem data de 28/03/1988! Eu era um jovem Pastor, recém casado, começando a vida... e hoje, depois de quase 34 anos, eu me despeço da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil com gratidão e desejando que a Ordem seja um ambiente de inspiração, de comunhão, de orientação para tantos Pastores! Especialmente aqueles que, jovens como eu (lá em 1988) hoje, também precisam, carecem de acolhimento, de direcionamento, inspiração, para as grandes demandas e os desafios que os agrado encargo Pastoral impões sobre nós.
Então, a minha primeira palavra é de: Gratidão! E como você já deve ter ouvido: "Um Homem em Paz, não quer guerra com ninguém!"
E eu quero dizer isso, eu estou na mais perfeita Paz! Eu estou em paz com a minha consciência, eu estou em paz diante de Deus, eu estou em paz com a minha comunidade (com Igreja Batista da Água Branca), eu estou em paz; E a minha palavra também é dirigida a você que é membro da Igreja Batista de Água Branca, você que é do Rebanho IBAB (como nós carinhosa e afetivamente chamamos); você que faz parte do rebanho IBAB e também as pessoas que, mesmo não fazendo parte do Rebanho IBAB me dão o privilégio e a honra de me acolherem com um Pastor, como uma referência para a sua peregrinação espiritual. Eu quero agradecer muito!
Quero agradecer inclusive, a quantidade imensa de manifestações de carinho, de afeto, de solidariedade, de apoio, de amor, que eu e aminha família, eu e a Silvia temos recebido nesses dias! E é com você, que é o Rebanho IBAB e com você que é a grande comunidade estendida que me acolhe pastoralmente, é com você que eu quero falar e prestar alguns esclarecimentos.
Primeiro, a grande pergunta que me fazem, que me chega é: E agora? O que vai acontecer com você? Você não vai mais ser Pastor? Você não vai mais ser Pastor Batista? Você não é mais um Pastor IBAB? A IBAB vai deixar de ser Batista? O que vai acontecer?
Então, me deixe explicar para você: A Ordem dos Pastores Batistas do Brasil, é um órgão de Fraternidade! É um órgão de Comunhão! Não tem nenhuma ingerência sobre nenhum Pastor Batista e nenhuma Igreja Batista!
Então, a Ordem, ela não tem autoridade nem sobre a vida de um Pastor e não tem autoridade sobre a vida de uma Igreja Batista! Isso significa que, o fato de eu ter sido desligado da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil, não afeta em absolutamente nada, a minha relação coma Igreja Batista de Água Branca! Não afeta em absolutamente nada, o meu compromisso Pastoral com a IBAB! A autoridade Pastoral da IBAB, pertence à IBAB.
Outra coisa importante que eu quero dizer para você é que, o fato de eu ter sido desligado da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil, não me qualifica ou me desqualifica como herege ou como não ético!
Eu fui desligado (segundo o documento oficial), por Não cumprimento do Código de Ética da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil. Mas, isso não faz de mim uma pessoa não ética e muito menos um herege! Não compete à Ordem dizer o que é a heresia e o que não é heresia, o que é ético e o que não ético. Compete à Ordem dizer o que ela acredita que é heresia e o que não é heresia, o que é bíblico, o que não é bíblico, o que é ético e o que não é ético, pra ela!
O que ela (a Ordem dos Pastores) pode dizer é que, no contexto dela eu não me enquadro nos critérios considerados éticos ou ortodoxos bíblica e teologicamente. Mas, justamente por isso é que eu sou Batista! (risos)
Entre os princípios distintivos dos Batistas (e os Batistas têm uma história de mais de 500 anos), estão por exemplo: A liberdade de consciência, o livre exame das escrituras, a competência do indivíduo diante de Deus... Então, eu sou Batista, não porque eu subscrevo um código doutrinário ou porque eu subscrevo um código de ética, sem ressalvas! Ou porque eu me submeto absolutamente a um código de ética ou a um código doutrinário de uma Ordem ou de um órgão representativo denominacional.
Eu sou Batista, justamente para ser livre ou por ser livre, da obrigatoriedade de ter que subscrever e de me submeter absolutamente! Então, isso é ser Batista! É conviver com essa liberdade, é conviver com esta pluralidade, é conviver com essa diversidade.
Inclusive, o processo disciplinar ao qual eu fui submetido e o meu desligamento, está sendo questionado por um sem número de Pastores Batistas! E muitos deles inclusive, me encorajam a entrar com um recurso, a questionar o processo disciplinar e tentar rever a situação... E como eu disse: "Um Homem em Paz, não quer guerra com ninguém" então eu não quero isso! Não é esse o meu caminho! Eu estou com a minha consciência em paz eu estou com a minha consciência tranquila.
Estou em paz com a minha Comunidade, vou continuar fazendo aquilo que faço a quase 40 anos! Que é ser Pastor, ser Pastor de uma Igreja local, de uma Igreja Batista e a mais de 30 anos da IBAB e graças a Deus por isso!
Então o que está acontecendo comigo, é algo que não diz respeito só a mim. E isso é o que mais importante e o que é mais preocupante!
O que está acontecendo comigo, esse processo disciplinar e esse desligamento, reflete, é simbólico, é icônico de um momento de Mundo, de um momento de Brasil e reflete explicitamente que existe uma ruptura no movimento evangélico brasileiro! Inclusive uma ruptura no movimento Batista no Brasil, na Denominação Batista no Brasil!
Esse momento da minha vida, é uma gota! É mais uma gota, num rio que vai se tornando cada vez mais caudaloso e que vai formando um novo rio lá na frente. Por quê há muita inquietação, há muita indignação, há muito inconformismo, há muito questionamento e há muita gente interessada sim, em repensar, em refletir, em reafirmar liberdades; Há muita gente interessada sim, em atualizar o entendimento das escrituras, atualizar o entendimento do evangelho. E isso está acontecendo, está acontecendo nos seminários, está acontecendo nas Igrejas, em centenas de Igrejas...
E me preocupa o fato de que, muitos Pastores que não têm a mesma visibilidade que eu tenho, em muitas Igrejas pequenas no nosso País, estão sofrendo essa mesma tentativa de controle!
Por exemplo: A comissão de ética quando me chamou, me convocou a prestar esclarecimentos a respeito de Desvios teológicos e doutrinários!
Eu compareci à reunião e disse: Olha, eu estou disposto a prestar esclarecimentos, mas quais são os meus Desvios teológicos e doutrinários? E eu pedi que me encaminhassem por escrito e recebi uma lista de 15 perguntas. E decidi responder as perguntas na forma de um documento e está aqui, redigi um documento em texto longo! Uma dissertação bíblica, teológica, que encaminhei à comissão ética e vou disponibilizar para você um e-book pra você baixar, pra você ler o texto intitulado: Sobre atualizar a bíblia insuficiente.
Então eu encaminhei à comissão de Ética. E a Comissão de Ética pediu que eu me retratasse, pediu que eu me desculpasse e eu disse: Eu não posso! Eu não posso fazer isso... e apresentei as razões pelas quais eu não poderia! E não foi suficiente... não foi suficiente para os irmãos, não foi suficiente para a Comissão de Ética, para o conselho da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil seção de São Paulo e eles então efetuaram o meu desligamento.
Ok, "está correto" (risos) eles fizeram o que julgaram que deveriam fazer e eu fiz o que julgo que deveria fazer. Por quê o que eu fiz, na verdade eu não fiz essa semana, eu não fiz ontem, eu não fiz domingo passado, eu não fiz num documento, eu não fiz em reação a um processo disciplinar, eu não fiz nem mesmo no sermão "Cartas vivas contra letras mortas". Eu tenho feito a 30 anos! Ou mais de 30 anos!
Eu tenho pregado o evangelho dizendo que: A Religião, ela é na sua índole, na sua índole institucional, a Religião, ela é autoritária, ela é dogmática, ela é legalista, ela é moralista, ela é vertical, ela hierárquica, ela é excludente! E eu tenho dito isso a minha vida toda...
E o meu sermão "Cartas vivas contra letras mortas" foi um sermão no qual eu disse: Olha, nós precisamos atualizar a bíblia, nós precisamos tratar a bíblia como um texto insuficiente, nós precisamos olhar as escrituras e discernir o evangelho revelado nas escrituras sagradas! Por quê senão, nós continuaremos a construir comunidades verticais, dogmáticas, autoritárias, violentas, que promovem a exclusão!
Então, interessante! Eu hoje experimento aquilo que eu disse que acontece; e que já vi acontecer tantas vezes!
Como diz o meu filho: Num mundo de exclusão, quem é contra a exclusão é excluído!
Então, é muito simbólico que eu seja desligado da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil, por ter pregado um Sermão dizendo que precisamos parar de excluir pessoas. É muito icônico e muito profético que eu seja desligado da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil, por ter dito que se continuarmos a tratar a bíblia de maneira dogmática, autoritária e com essa leitura fundamentalista! Nós continuaremos excluindo pessoas.
Então eu fui excluído por dizer disso! Eu fui excluído por ter dito que, devemos aprender ou reaprender a reler e ler a bíblia para parar de excluir pessoas. Então o que eu vou fazer? Eu vou continuar fazendo o que eu sempre fiz!
Eu vou continuar pregando o evangelho do jeito que eu sempre preguei. Eu vou continuar dizendo que o evangelho é o evangelho da Graça de Deus. E eu quero continuar cooperando para que surja no nosso País, não apenas uma comunidade com a IBAB! Mas, centenas... e outras incontáveis comunidades que existem no nosso País que são comunidades que pregam o evangelho do acolhimento, da inclusão, do perdão, da reconciliação, da graça e não o evangelho do controle, não o evangelho da tutela das consciências, não o evangelho da exclusão e não o evangelho da segregação!
Esse trabalho de construir comunidades assim é um trabalho inacabado...
Eu hoje estou experimentando ser excluído, ser desligado, ser considerado inadequado, ser considerado herege... Eu hoje estou experimentando isso! Mas, eu não sou o primeiro e infelizmente não serei o último.
Então, eu queria convidar você a somar, a dar as mãos, a abraçar, a acolher, incluir, pra nós construirmos no nosso País, comunidades que sejam uma expressão do Evangelho da Graça de Deus.
Se você me perguntar: Ed, você se sente injustiçado? Você se sente perseguido? Você se sente vítima?
Eu lhe respondo: Não, eu não me sinto. Eu não me sinto vítima de nada, não me sinto perseguido, eu não me sinto injustiçado! Porquê? Por quê sendo coerente com a minha consciência diante de Deus e com a minha história e com a maneira como eu compreendo o evangelho e como eu prego o evangelho a minha vida toda! Alguns irmãos nesse momento e a minha pastoral, entenderam que o que eu falo e o que eu ensino não é aceitável, não é adequada para eles... e eles têm esse direito!
Então, eu sigo com a dignidade que se exige de mim de me manter fiel à minha consciência, ao evangelho conforme eu entendi, aprendi e conforme consegui discernir, lidando com a bíblia e a palavra de Deus a minha vida toda!
Então, essa é a minha dignidade! Eu vou continuar o meu caminho, eu vou continuar sendo Pastor, eu vou continuar sendo um Pastor Batista, sendo Pastor de uma Igreja Batista (a Igreja Batista de Água Branca) e se Deus quiser, continuarei sendo um Pastor e uma referência pastoral para um sem número de irmãos e irmãs que me têm no seu coração, no seu amor e no seu afeto; o que eu retribuo com muita gratidão!
Um beijo pra você, que Deus abençoe você e a sua casa, onde você estiver, quando você estiver. Que a Graça de Deus alcance você. Amém!
Ed Rene Kivitz
Vídeo gravado na Igreja Batista de Água Branca, em São Paulo, no dia 3 de dezembro de 2021.
CARTAS VIVAS CONTRA LETRAS MORTAS
#edrenekivitz #batista #excluído #desligado #cartasvivas #letrasmortas #biblia #polêmica #igrejabatista #ibab #acusacao #doutrina #pastores #ordem #ordemdospastores #disciplina #Ui20220417012
Tags
Compartilhar com outros aplicativos
Postar um comentário
0 ComentáriosPostagem em destaque
sao163877
Donald Trump como Presidente dos Estados Unidos e seu impacto na política brasileira
Donald Trump como Presidente dos Estados Unidos e seu impacto na política brasileira A eleição de Donald Trump nos Esta…
novembro 06, 20240
Nossos Parceiros
Você verá um novo banner em 12 segundos
#Ui20211016010
#Ui20211115001
Fraldas Cegonha | Magazine Clique Barato
Com as Fraldas Cegonha seu bebê tem mais conforto e você mais qualidade e economia!
#Ui20240106002
#Ui20230706001
EDUREKA - Treinamento e Certificação Docker
O curso de certificação Docker da Edureka oferece uma experiência de aprendizado completa para as principais tecnologias Docker, incluindo Docker Hub, Docker Compose, Docker Swarm, Dockerfile, Docker Containers, Docker Engine, Docker Images, Docker Network, Docker Daemon e Docker
#Ui20240321001
Olá! Seja bem vindo(a) ao Mix Gospel News.
Qual a sua opinião sobre o assunto postado aqui?