Livro de consulta foi escrito por um advogado de Nova York.
Fonte: Da France Fresse
Editora lança nos EUA índice para ler o 'Talmud' |
A "HaMafteach", que signifca "A chave", ou "Guia de referências catalogadas do Talmud da Babilônia" é anunciado como um "feito literário notável" no site da editora encarregada de sua publicação, Feldheim Publishers, com sede em Nova York e Jerusalém.
Lançado em duas edições diferentes, em inglês e hebraico, o livro tem como objetivo simplificar a busca de fontes no "Talmud", uma obra de vários volumes considerada a tradição oral do judaísmo, enquanto a Torá é a tradição escrita.
"É chamado o 'Mar do Talmud' por boas razões. Tantos volumes, tantos temas, tantos ditos dos sábios, intercâmbios e expressões. Mas aqui está uma ferramenta que permitirá navegar de alto a baixo o Talmud e localizar com facilidade fontes específicas", diz o comunicado da Feldheim Publishers.
O índice tem 6,6 mil entradas alfabéticas principais, 27 mil subentradas e 42 mil referências de fontes talmúdicas.
Para surpresa de muitos, o autor da "HaMafteach" não é um rabino, mas um advogado de origem judaica que mora desde criança em Nova York, aonde chegou com os pais, sobreviventes do Holocausto.
Nos Estados Unidos, moram quase tantos judeus quanto em Israel, cerca de 5,5 milhões, segundo números dos governos americano e israelense.
Daniel Retter, de 66 anos, queria "permitir aos estudiosos do Talmud encontrar conteúdo temático significativo, leis, anedotas, máximas, parábolas, ditos, interpretações bíblicas, personalidades bíblicas e talmúdicas e comentários dos Sábios".
No site do livro na internet (http://www.hamafteach.org), Retter inclui reproduções de várias cartas de aprovação e cumprimentos por sua obra que recebeu de rabinos dos Estados Unidos e de Israel.
Na hora de explicar a razão pela qual fez este esforço que exigiu sete anos de trabalho, o advogado especializado em imigração afirmou ao jornal "The New York Times" que "não conseguia entender como o 'Talmud' não tinha um índice".
Embora existam alguns índices em sites na internet, de universidades por exemplo, a maioria não é de fácil acesso ou é muito cara. O "HaMafteach" está à venda por US$ 30 em sua versão em inglês e por US$ 25, em hebraico.
Existem duas versões do "Talmud": o de Jerusalém (Talmud Yerushalmi) e o da Babilônia (Talmud Bavli), ambos redigidos por volta do século V da nossa era. As primeiras edições impressas da obra surgiram no século XVI, na Europa. O "Talmud" foi traduzido em sua totalidade para vários idiomas.
Olá! Seja bem vindo(a) ao Mix Gospel News.
Qual a sua opinião sobre o assunto postado aqui?