Evangélicos e protestantes correspondem a mais de 1/3 dos jovens brasileiros, segundo dados de uma pesquisa realizada pelo instituto Data Popular em maio deste ano (2013). Esses novos números apontam mudanças no perfil das religiões no Brasil se comparados com as informações colhidas oficialmente pelo Censo 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O levantamento recente entrevistou 1.501 pessoas nas áreas urbanas de 100 cidades de todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.
Dos ouvidos durante a pesquisa, com idade entre 16 e 24 anos, 44,2% se declararam católicos, 37,6% protestantes/evangélicos, 6,7% de outras religiões e 11,5% afirmaram não possuir religião.
O Censo 2010 registrou um percentual de cerca de 64% de católicos entre os jovens com idades entre 15 e 24 anos, correspondendo a aproximadamente 35 milhões de pessoas. Segundo o IBGE, o percentual de católicos no país recuou de 73,6% em 2000 para 64,6% em 2010. “Estamos falando de quase 3 anos de diferença [entre os dados do Censo 2010 e do Data Popular]. Essa queda se acentuou e não parou. A pesquisa confirma essa tendência detectada pelo IBGE e confirma que a queda é mais forte entre os mais jovens do que entre os mais velhos”, analisa Renato Meirelles, presidente do Data Popular, em reportagem do portal G1.
Ele avalia ainda que “as igrejas evangélicas entraram mais fortemente nas classes C e D, que possuem o maior número de jovens, se valendo de novas formas de tecnologia e de evangelização. Hoje você vê funk gospel, samba gospel - modelos que só mais recentemente começamos ver na Igreja Católica”.
Esses são alguns desafios que o Papa Francisco enfrentará nesta semana na Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O líder católico, que chega ao Brasil nesta segunda-feira (22), buscará se aproximar desse público jovem.
Continue esta leitura aqui: http://portugues.christianpost.com
Olá! Seja bem vindo(a) ao Mix Gospel News.
Qual a sua opinião sobre o assunto postado aqui?