As bandeiras que puxam os protestos nas ruas ainda não estão definidas. Mas o espaço, que pelo menos no discurso é aberto a todas as tribos, atraiu uma que, até então, sempre se posicionou na sombra da discrição: a maçonaria. No último protesto no Rio, quinta-feira, no Centro, eles estavam lá, de terno e gravata, distribuindo folhetos sobre a organização e segurando uma faixa.
Na véspera, foram ao Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ oferecer aos universitários estrutura física e ajuda para detalhar as pautas de reivindicações.
“Se o movimento está na rua, não adianta ficarmos dentro do templo. Na realidade atual, ser discreto passa a ser insignificante. Esse tripé dos protestos — combate à corrupção, melhoria da Educação e da Saúde — já é defendido por nós há muitos anos”, alegou Claus Fins, da Academia Maçônica de Estudo (AME).
Nessa linha de uma maçonaria mais ‘popular’, um dos símbolos da instituição, o histórico Palácio do Lavradio, foi colocado à disposição das lideranças estudantis para debates sobre propostas a serem cobradas nos protestos e discutidas com o governo.
“Não temos condições de colocar três mil pessoas lá dentro, mas podemos trazer os que são os elos do movimento. Temos irmãos (como os maçons se chamam entre si) médicos, ex-secretários, juristas. Eles podem dar auxílio para que a discussão dos temas seja mais embasada”, propôs Ary Martins, que é venerável mestre da AME.
A maçonaria não é a primeira organização a oferecer uma ‘mãozinha’ aos estudantes. Alguns movimentos sociais já tentaram, em vão. Pelo sim, pelo não, a instituição mantém calibrado o discurso de ser apartidária — mas não impede que seus membros sejam filiados a legendas.
“Estamos dando abrigo às causas levantadas pelo grupo. Queremos nem que seja dar uma força moral”, afirmou Martins.
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