Burocracia trava liberação da obra de restauração, orçada em R$ 6 milhões.
Fonte: G1 Vale do Paraíba e Região
Rachaduras estão em grande parte da parede |
O local está interditado ao público há três anos e nesse período um projeto de reforma do templo foi encaminhado ao Ministério da Cultura, mas esbarrou na burocracia. "Essa Igreja precisa de todo tipo de reforma, começando pelo telhado que tem o madeiramento infestado de cupins, todo forro de madeira", explica a arquiteta Rosângela Biasoli.
A situação interna é tão grave que já reflete na área externa. Duas ruas estão com tráfego proibido por risco de desmoronamento do imóvel, além de locais isolados, como a escadaria. Do lado de fora também está estampado o vandalismo, com pichações nas paredes. "Muita tristeza de ver essa igreja tão antiga, tão importante para nossa cidade aos poucos quase caindo", afirmou o padre Luiz Carlos de Souza.
Além da importância religiosa, também há um fato histórico nacional que deveria ser preservado. Estariam enterrados dentro da igreja os corpos de integrantes da guarda de honra de Dom Pedro, que viveram em Pindamonhangaba.
A igreja, de construção datada de 1848, já passou por outras duas reformas e é tombado pelo patrimônio histórico. Em 2011, a prefeitura contratou uma empresa para fazer um projeto de restauro da Igreja de São José. Na época, a obra foi orçada em R$ 6 milhões. Como o objetivo é captar verba por meio da Lei Rouanet, agora é preciso aguardar a liberação do Ministério da Cultura.
Ainda não há prazo para que o projeto seja aprovado e é só depois dessa autorização do Ministério da Cultura que a igreja vai buscar apoio financeiro da iniciativa privada para a realização das obras.
Leia mais aqui: http://g1.globo.com
Olá! Seja bem vindo(a) ao Mix Gospel News.
Qual a sua opinião sobre o assunto postado aqui?