Homens desfilam usando sapatos femininos |
Os artistas Stélio Constantino Barbosa e Nizael Flores de Almeidainiciaram a intervenção artística urbana denominada “SobreSaltos” em Dourados-MS com intuito de fomentar discussões e propor a desconstrução de alguns paradigmas sobre o gênero. O Trabalho já percorreu diversas cidades de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Pernambuco e Rio de Janeiro, tendo despertado diversas (re)ações nos diversos públicos. “SobreSaltos” busca o estranhamento no cotidiano e atingir o público transeunte, nem sempre acostumado e frequentador de espaços artísticos, exposições, teatros, etc.
Partindo-se do pressuposto que “homens não usam salto” e que este tipo de calçado é próprio do universo feminino, a presença de um ou mais homens em espaços públicos transitando com vestimentas masculinas, com destino certo e sem exposição do SALTO e fita adesiva, permite ao transeunte ver ou enxergar o “diferente/estranho” e agir/reagir a ele.
Recentemente realizada novamente no Rio de Janeiro, durante a visita da Santidade o Papa Francisco, a intervenção foi registrada e divulgada na mídia nacional e internacional como sendo um protesto contra a visita do Papa ao Brasil. Inúmeros países noticiaram o protesto e em alguns sites (internacionais) a intervenção “SobreSaltos” foi apresentada e desvinculada a um protesto contra o Papa.
A exposição de fotos “SobreSaltos” reuni imagens de diversos fotógrafos (Nizael Almeida, João Rocha, Marilice Cristina Werlang, Casemiro Vicente dos Santos Neto, Tati Hauer, Ana Karina Barbieri Marques e Marcio Antunes) da intervenção artística, nas diversas cidades por onde ela já passou. As fotos são em geral tiradas por fotografo amador, com câmeras digitais e sem a intenção de que os transeuntes percebam a presença e registro da atividade, ou seja, muitas vezes distante dos performers. Este modo de registro permitiu retratar a reação natural dos transeuntes que muitas vezes é omitida publicamente.
Esta exposição reúne fotos “indiscretas” das reações dos transeuntes com o evento extra cotidianoproposto. Os artistas Stélio e Nizael cuidaram de selecionar as fotos e idealizaram um espaço de exposição que melhor comunique a intervenção urbana por eles criada e vivenciada inúmeras vezes. Percorra os muitos lugares por onde a intervenção “SobreSalto” passou, bem como, suas dificuldades e poéticas, visitando a galeria de artes da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) de 16 a 02 de setembro. SobreSalte-se!!!
Leia mais aqui: http://www.fatimanews.com.br
Olá! Seja bem vindo(a) ao Mix Gospel News.
Qual a sua opinião sobre o assunto postado aqui?