Por: Louise Soares - Folha SP
Na novela "Joia Rara", que estreia nesta segunda na Globo, a menina Pérola (interpretada pela atriz Mel Maia, 9) é considerada a reencarnação de um monge budista. Precisa aprender sobre a religião para ser uma líder espiritual.
No Brasil, há cerca de 240 mil praticantes do budismo, religião que prega a busca da felicidade através da meditação. Meditar é ficar concentrado, tentando não pensar em nada. É uma forma de aprender a se tornar mais calmo.
Não se sabe ao certo quantos desses 240 mil são crianças, mas há meninos e meninas que são criados seguindo essa religião.
Carolina da Costa, 10, acompanha os pais a um centro budista, no Rio. Para afastar seus medos ou se acalmar em situações difíceis, costuma usar mantras -sílabas, palavras ou orações repetidas com ritmo.
"Uma vez, quando tinha quatro anos, eu me machuquei na escola e comecei a fazer um mantra para passar a dor. A professora perguntou em que língua eu estava falando e não acreditou quando disse que era em tibetano", conta.
Os trigêmeos Breno, Enzo e Théo Schindler, 9, fazem aulas de meditação em um centro budista, com os pais e a irmã, Verena, 6.
Os exercícios ajudam na concentração antes das provas e evitam brigas em casa. "A meditação deixa a gente com um pensamento positivo, mais calmo. Assim, não implico tanto com meus irmãos", disse Breno.
Mel Maia estudou o budismo para se preparar para a personagem de "Joia Rara" e viajou para o Nepal (país vizinho da China) para gravar cenas em templos budistas. "Achei o lugar maravilhoso. Mas estranhei a pobreza e a comida muito apimentada."
Leia mais aqui: http://www1.folha.uol.com.br
Olá! Seja bem vindo(a) ao Mix Gospel News.
Qual a sua opinião sobre o assunto postado aqui?