Igreja de Saboreio em reforma |
A comoção em torno da reforma é maior pela identificação dos moradores com o templo, como a secretária Floralina Vieira, 48. “Desde os meus 13 anos eu vou botar flores no altar. Muitas vezes eu ia na garupa de um cavalo para cuidar do altar, mudar a toalha da santa e sempre participei das festas”. Ela diz que os principais sacramentos do catolicismo como primeira eucaristia, batizado e matrimônio foram realizados no local. “Não é certo mudarem tudo agora, é a história da cidade também”, reclama.
Para a empresária Ivolita Fernandes, 42, falta transparência por parte do padre Francisco Glebson. “O padre e as beatas ficam ‘dando voltas’ sem responder as questões que nós colocamos. O que foi dito para os fiéis é que ia ser feita a limpeza da igreja, não uma reforma. Pedimos várias reuniões com ele, mas não fomos recebidas”, desabafa. Segundo ela, um bingo de uma motocicleta foi realizado para levantar fundos para custear a pintura da parte externa do prédio, mas os trabalhos estariam indo muito além.
Floralina afirma que estão sendo construídos uma nova sacristia, um confessionário, uma capela e um vão onde o padre e seus auxiliares trocariam de roupa. A estrutura em volta do altar teria sido modificada, destruindo os degraus e o piso de estilo mosaico.
Conjunto histórico
Arquiteto do Iphan, Murilo Cunha afirma que o conjunto histórico da cidade de Saboeiro, incluindo a igreja, está sendo estudado e há a possibilidade de tombamento federal. “Ainda é preciso fazer estudos históricos, urbanísticos, é necessário manter o conjunto bem preservado. Saboeiro é uma cidade importante para a povoação daquela região (Sertão dos Inhamuns). Foi feito um levantamento acerca de alguns prédios, inclusive a igreja”, detalha.
Quanto à reforma que estaria danificando o conjunto arquitetônico do prédio, Murilo informa que o Iphan está ciente do caso e uma nova vistoria deve ser feita. “Se for constatada essa descaracterização, nós vamos buscar um meio legal de impedir que isso aconteça”, salienta. Essa nova visita, entretanto, ainda não tem data para acontecer. (colaborou Geimison Maia)
Desde quarta-feira (4), O POVO tenta contato com o padre Francisco Glebson por meio do telefone da casa paroquial, mas as ligações não foram atendidas. Só na última sexta-feira (6), foram nove ligações para o número de telefone da casa paroquial, das 8h às 14h30min.
Saiba mais
Uma denúncia foi encaminhada pelo promotor Marcus Renan Palácio para seu colega de Iguatu, Aureliano Júnior, que responde por Saboeiro. O objetivo é conseguir o embargo da obra e desconstituir as alterações já realizadas.
Segundo Marcus, a igreja está sendo “mutilada” com a reforma. “É uma edificação que guarda preciosos traços de herança (do estilo) rococó em sua composição”, destaca o promotor Marcus Renan.
No entendimento dele, se for concluída, a reforma coloca em risco o processo que pode transformá-la em “monumento nacional”.
Leia mais aqui: http://www.opovo.com.br
Olá! Seja bem vindo(a) ao Mix Gospel News.
Qual a sua opinião sobre o assunto postado aqui?