Por: André Mantovanni, Uol Astral
André Mantovanni entrevista o Professor King (Babalorixá) |
Professor King - Quando eu quero falar com Deus, eu espero uma resposta; Então o Efa é o orixá que leva o homem a alcançar respostas que ele não conhece.
Uol - Ifá seria então o deus da adivinhação?
Professor King - O Ifá é o deus da sabedoria, a prática adivinhatória é um instrumento para se alcançar a sabedoria. Então, a adivinhação é segunda fase da prática espiritual de Ifá.
Uol - Agora, uma questão muito polêmica: Sabemos que Exu é quem responde no jogo; Quem é Exu?
Professor King - Exu é orixá da comunicação, da organização, da ordem e da disciplina e de tudo aquilo que homem não tem com suficiência na sua vida. O Exu atua para dar ao homem a força necessária, para ele superar a si mesmo.
Uol - Porque é que as pessoas confundem o Exu com o diabo "cristão"?
Professor King - Associar o Exu a um demônio, é uma ignorância monumental! Para começar, o demônio não faz parte do senso da cultura africana, para o africano não existe o inferno. Portanto, são duas culturas distintas para as quais tentam fazer uma comparação incabível!
Em primeiro lugar, o tempo do cristianismo, é posterior à existência dos orixás, porque orixá é natureza, se orixá é natureza, eu não posso comparar uma tradição de 2.000 anos a uma tradição que existe lá na frente. Portanto, é uma ofensa para os orixás, chamar o Exu de diabo, de demônio; É uma ofensa do cristianismo.
Na tradição cristã, o diabo é destruidor; Na tradição dos orixás o Exu é construtor! ou seja, a função dele é muito mais do que a função de um mensageiro! Porque o seu mensageiro ele pode não ser competente, ele pode falhar, agora o Exu não falha e é competente!
Por: Uol Astral
Olá! Seja bem vindo(a) ao Mix Gospel News.
Qual a sua opinião sobre o assunto postado aqui?