Por: rr.sapo.pt
Netanyahu (Prim. Min. Israel) e Papa Francisco |
A visita reveste-se de especial significância não só pela importância das relações entre Israel e o Vaticano, mas sobretudo por causa da forte possibilidade de uma visita do Papa à Terra Santa em 2014.
Na tradicional troca de presentes entre os dois, Netanyahu ofereceu a Francisco uma edição espanhola de um livro sobre a inquisição espanhola, escrita pelo seu pai. Na dedicatória, escreveu “Para Sua Santidade o Papa Francisco, um grande pastor da nossa herança comum”.
Netanyahu ofereceu ainda um candelabro de nove braços, evocativo da festa de Hanucá, que está a ser celebrada por estes dias pelos judeus.
Por sua vez o Papa ofereceu a Netanyahu uma placa com uma gravura de São Paulo. Trata-se de um presente também altamente simbólico, uma vez que é com base num dos escritos de São Paulo em que ele afirma que as promessas de Deus são irrevogáveis que a Igreja sustenta que os judeus ainda vivem numa aliança salvífica com o Senhor, o que tem permitido dar um enfoque mais positivo às relações entre as duas religiões. Esta ideia está repetida na recente exortação apostólica do Papa Francisco.
Não se sabe se os dois discutiram uma possível visita do Papa à Terra Santa na Primavera de 2014, mas é público que o Papa tem a intenção de ir para assinalar os 50 anos da visita de Paulo VI e o famoso abraço entre este e o Patriarca Atenágoras, de Constantinopla, que inaugurou uma nova era nas relações ecuménicas.
Na conferência de imprensa que se seguiu ao encontro, o director da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, disse que a visita não será confirmada sem que antes seja enviada uma equipa para a Terra Santa para avaliar os locais a visitar.
Leia mais aqui: http://rr.sapo.pt
Olá! Seja bem vindo(a) ao Mix Gospel News.
Qual a sua opinião sobre o assunto postado aqui?