Por: Sandra Vanessa, Redação Lagoinha
Imagem ilustrativa |
O termo AIDS significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Essa doença surgiu na década de 80, na África, e se espalhou rapidamente pelo mundo. No Brasil, as estatísticas são de que aproximadamente 600.000 pessoas foram infectadas desde o primeiro caso registrado em 1980. Em todo o mundo, das 60 milhões de pessoas infectadas, 10milhões ainda não têm acesso ao tratamento.
Neste quesito, o Brasil é considerado exemplo a ser seguido. Desde 1996, o país distribui gratuitamente o tratamento. São 200.000 pessoas tratadas regularmente com recursos do governo, ao custo anual de US$ 427 milhões. Atualmente, o Brasil se destaca como sendo um dos pioneiros a tratar pacientes soropositivos, reforçando o combate à doença.
Com o slogan “Todos somos vulneráveis”, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), em Belo Horizonte, tem promovido atividades tendo como objetivos: dar visibilidade às questões de comportamento de risco X prevenção e responsabilidade, direcionadas a população, principalmente aos jovens e; chamar a atenção da população para a realidade do distanciamento e a negação das pessoas em relação às DSTs/AIDS, o que consequentemente afastam-nas das medidas de prevenção e as aproximam das atitudes de preconceito, para com os portadores do vírus ou da doença.
O programa da prefeitura, “BH de mãos dadas contra a AIDS”, lançado em 2000, promove a educação continuada sobre o tema a partir dos pares de convivência, ou seja, mulheres trabalham com mulheres, adolescentes com adolescentes, homens trabalham com homens, e assim por diante. Os 147 Centros de Saúde da capital, distribuídos entre as 9 regionais, atuam disponibilizando informações, ações de prevenção e diagnóstico rápido de DSTs/AIDS e palestras em escolas. A cidade, desde 1980, já contabilizou 7.975 casos, sendo a maioria das ocorrências entre pessoas de 20 a 39 anos.
Agir em favor do próximo muitas vezes exige menos do que imaginamos. Eis algumas ações simples que qualquer pessoa pode fazer: ORAR, UM GESTO DE APOIO, REPASSAR UM CONHECIMENTO, DAR UMA PALAVRA DE ORIENTAÇÃO, AJUDAR NA CONQUISTA DE DIREITOS E SER COMPANHIA NOS MOMENTOS DE SOLIDÃO.
O Senhor tem nos chamado para sermos luzeiros neste mundo. Que possamos servir aqueles a quem o Senhor quer alcançar. Eis, portanto, alguns motivos de oração:
■■ Que as pessoas abandonem as práticas que colocam em risco sua vida e saúde.
■■ Que os desamparados pela falta de medicação sejam assistidos em suas necessidades.
■■ Que o Senhor abençoe os profissionais envolvidos na área da saúde, assim como os seus familiares.
■■ Que seja descoberta a cura para a AIDS.
Leia mais aqui: http://www.lagoinha.com
Olá! Seja bem vindo(a) ao Mix Gospel News.
Qual a sua opinião sobre o assunto postado aqui?