A chegada do Papa argentino à cidade em um carro simples que ficou preso durante 12 minutos no trânsito enquanto uma multidão o rodeava, batia nas janelas e até atirava presentes dentro gerou questionamentos sobre as operações de segurança.
Mas o primeiro Papa latino-americano, que defende uma Igreja próxima dos pobres, está empenhado em ter contato com o povo, e em um trajeto pelo centro da cidade em um papamóvel aberto beijou crianças e não perdeu a calma.
"O secretário do Papa me disse que estava assustado, mas que o Papa permaneceu muito sorridente", indicou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, em uma coletiva de imprensa.
--- Confrontos violentos ---
Horas depois, após a reunião do Papa com a presidente Dilma Rousseff no Palácio Guanabara, centenas de manifestantes que protestavam perto dali contra os gastos públicos de 53 milhões de dólares para sua visita e para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) foram dispersados pela polícia com bombas de gás lacrimogêneo e canhões lança-água.
Um fotógrafo da AFP foi ferido na cabeça por um cassetete da polícia, e um manifestante foi atingido na perna por uma bala de borracha. Segundo a polícia, os incidentes começaram quando um manifestante lançou um coquetel molotov. Cinco pessoas foram detidas.
O Papa, que defende uma Igreja missionária, convocou em seu primeiro discurso ao lado de Dilma os jovens a evangelizar as nações, num momento em que os católicos perdem espaço para os evangélicos e para o laicismo.
Em junho, mais de um milhão de pessoas tomaram as ruas de várias cidades do Brasil para exigir melhores serviços públicos e protestar contra os milionários gastos da Copa do Mundo e contra a corrupção.
O Vaticano não teme que as manifestações perturbem a visita do Papa, já que sabe que "não são dirigidas contra o Papa e a Igreja".
A operação de segurança para a visita do pontífice conta, no total, com 30.000 militares e policiais.
Continue esta leitura aqui: http://www.em.com.br
Olá! Seja bem vindo(a) ao Mix Gospel News.
Qual a sua opinião sobre o assunto postado aqui?