Adriana Moysés
O jornal progressista Libération dedica duas páginas de reportagem sobre a visita do papa ao Brasil e nota que, na contramão do espírito da Jornada Mundial da Juventude e das igrejas evangélicas, os brasileiros sem religião são cada vez mais numerosos no país.
O jornal progressista encontrou em São Paulo brasileiros que afirmam não ter religião. "Eles seriam em torno de 8% da população, 15 milhões de pessoas, um fenômeno que representa um desafio para o Vaticano nesses tempos de declínio da fé católica", avalia o Libération. O diário afirma que a ausência de religiosidade está presente principalmente entre os jovens. Muitos nasceram em famílias católicas, até foram batizados, mas não praticam a religião. Outros se converteram às igrejas evangélicas, mas abandonaram a prática pela obrigatoriedade de pagar o dízimo.
Segundo o Libération, os jovens brasileiros que não têm religião veem tanto os evangélicos quanto os católicos fervorosos de forma caricatural ("psicorígidos", no caso dos católicos; "interessados no dinheiro", no caso dos evangélicos).
O sociólogo Paul Freston, ouvido na reportagem, afirma que a perda de interesse pela Igreja Católica é a expressão de uma crise generalizada de credibilidade nas instituições.
O Aujourd'hui en France também destaca em primeira página a chegada do papa ao Rio de Janeiro, dizendo que os brasileiros estão divididos. Por um lado, orgulhosos de recepcionar a Jornada Mundial da Juventude, mas também mobilizados nos protestos contra os custos dessa visita, as desigualdades sociais e a corrupção política.
O Aujourd'hui en France procurou ouvir os católicos franceses que estão participando do encontro e eles relatam o fervor dos brasileiros durante as missas. Marie, uma estudante de enfermagem, conta que os brasileiros nao têm complexo, expõem sua fé de forma aberta. A francesa está impressionada com o fato de as igrejas cariocas ficarem lotadas nos horários de culto.
Leia mais aqui: http://www.portugues.rfi.fr
Olá! Seja bem vindo(a) ao Mix Gospel News.
Qual a sua opinião sobre o assunto postado aqui?