Por: G1 Santarém
Catedral Nossa Senhora da Conceição |
Assista a matéria no G1
Após o centenário da primeira igreja construída e da fundação de Santarém, o novo prédio foi erguido em 1754, na Praça Monsenhor José Gregório, conhecida como 'Praça da Matriz' no Centro da cidade.
O prédio foi contruído com duas torres laterais mais baixas do que as atuais. No dia 25 de março de 1851, após o toque da ‘Ave Maria’, a torre esquerda caiu. A outra torre foi derrubada. Em 1880, foi instalada no alto da igreja a nova cruz de ferro. O altar-mor foi concluído em 17 de maio de 1880, e a construção foi considerada concluída no dia 24 de setembro de 1881.
Diversas reformas foram feitas na catedral até que ela ficasse com o aspecto atual. A última restauração ocorreu em 2012, quando foi modificada a calçada e implantadas rampas de acesso para cadeirantes.
Dentro da igreja diversas obras sacras contam passagens bíblicas da vida de Jesus. Também se encontram na catedral as imagens de Nossa Senhora da Conceição, tanto a imagem que foi utilizada nos primeiros Círios quanto a imagem atual.
Diariamente acontece na catedral programações religiosas, que atraem o público fiel aos costumes católicos. Atualmente parte da história da igreja é contada através das peças guardadas no Museu Sacro que fica localizado ao lado da Matriz.
O advogado Edy Lúcio Silva destaca a experiência de frequentar a igreja. “É um lugar onde a gente tem aquela conversa com Deus, busca aquela intimidade maior, onde Deus nos chama até seu templo para falar aos nossos corações”.
A professora Geovana Vale, afirma que é costume de família participar das programações diárias da igreja. “Nós temos o costume com a nossa família de participarmos da missa diária, de estarmos bem juntos para ficarmos fortes, pois quando o espiritual esta forte o inimigo não nos atinge”, conclui.
Leia mais aqui: http://g1.globo.com
Olá! Seja bem vindo(a) ao Mix Gospel News.
Qual a sua opinião sobre o assunto postado aqui?